FRUTAS

Esta categoria está em branco.

        Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) morrem anualmente em nosso mundo cerca de 3 milhões de pessoas por não terem o hábito de comer frutas. A fruta é o mais perfeito alimento, depois do leite materno. É rica em glicose, o único alimento que faz seu cérebro trabalhar. As frutas são ricas em vitaminas, hidratos de carbono e frutose. A frutose é transformada com facilidade em glicose, e na maioria das vezes 90-95% de uma fruta é água. Isso significa dizer que a fruta, além de alimentar e produzir energia vital, limpa as células do nosso corpo.  O único problema é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efetivamente seus nutrientes.  Frutas e verduras usadas na mesma refeição causam fermentação.

        Devem-se comer frutas sempre com o estômago vazio. Por quê? A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado.  As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali indo para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, amidos e outros alimentos cozidos no estômago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar, causando gases, empachamento, indigestão, perda da memória, tonturas e problemas visuais.

 

Abacate: Também, conhecido como árvore-de-manteiga, o abacateiro, envolvendo o caroço e as folhas da árvore, é um excelente diurético, indicado para uretrite, cálculos renais e do fígado. Também, combate obesidade, disenterias, diarréias, gases intestinais, dores artríticas, artrose, gota, reumatismo, infecção urinária, inflamação dos rins e bexiga, cólicas renais, cistite, urina presa, ardor ao urinar e outros distúrbios renais e das vias urinárias. Não é recomendado para pessoas que fazem hemodiálise.

- O caroço ralado colocado em álcool serve para fazer fricções contra reumatismo, bursite e artrose do joelho. A tintura do caroço ralado do abacate preparada com vinho tinto e sementes moídas de melancia, usada antes do almoço como aperitivo, combate frigidez feminina e impotência masculina.

- A polpa do fruto tem efeito benéfico sobre o couro cabeludo e sobre a pele.

- Atenção, não prepare o chá com folhas verdes, pois causa palpitações cardíacas.

- O chá das folhas de abacateiro é contra-indicado para os casos de insuficiência renal, ou melhor, para quem está fazendo hemodiálise.

 

Abacaxi: Também conhecido como “ananás” e abacaxi-branco, em cada 100 gramas de abacaxi contém: 44,33 calorias (polpa), 54 calorias (suco adoçado), 9,75g de carboidratos, 0,36g de proteínas, 0,30g de gorduras, 0,40g de fibras, 321mg de potássio, 16,00mg de sódio, 6,30mg de fósforo, 17,34mg  de cálcio, 0,40mg de ferro, além de vitaminas A, B1, B2, C e Niacina, além de bromelina e uma enzima semelhante à papaína dos mamões que dissolve as proteínas, sendo, portanto, um amaciador natural da carne vermelha e de aves, quando acrescentada aos ensopados.

- Na forma de cataplasma, suas folhas são empregadas pelos índios para dissolver coágulos e eliminar tecidos necrosados; também, para reduzir a inflamação em lesões de pele. O chá das folhas usado na forma de gargarejos com limão e casca de romã dissolve calos das cordas vocais e dor de garganta. O xarope preparado com a polpa e mel de abelhas são expectorantes e desobstruente do fígado.

- A polpa do fruto consumida ao natural ou na forma de suco é indicada para tosse, asma, má-digestão, mal de Parkinson, anemia, arteriosclerose, depressão, bronquites, doenças renais, do sistema nervoso e da bexiga, além de perda da memória, envelhecimento precoce e impotência sexual.

- Contra-indicação: estomatite ou hiperacidez estomacal.

 

AçaíEuterpe olearacea Mart”: é o fruto de uma palmeira típica da beira dos rios da região amazônica. A planta, o açaizeiro, produz frutas o não todo. O açaí é verde quando nove e cinza-escuro depois que amadurece. Tem pouca polpa, sabor agridoce, aroma forte, caroço duro e casca fina e lisa.

 - Conhecido também como o “maná da Amazônia”, o Açaí é um fruto violeta-escuro de uma variedade de palmeira. Do ponto de vista nutricional, o açaí é um poderoso energético e uma extraordinária fonte de vitamina A, além de ser rica em minerais como cálcio, fósforo e ferro. Os glicídios representam 36,5% de sua composição, e os lipídios 12%. Além do fruto, o palmito da palmeira é comestível e saboroso.

- A polpa do Açaí é consumida na forma de sucos, creme, licor, geléia, mingau, sorvetes e doces. As fibras solúveis do Açaí podem ajudar a reduzir o colesterol sangüíneo; e acredita-se que possam ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.

 

Acerola “Malpighia glabra”: É um fruto que se assemelha à pitangueira no tamanho e na cor. Segundo a Universidade Federal de Pernambuco, a acerola chega a ser 40 a 80 vezes maior o teor de vitamina C que o da laranja e do limão. Além da Vitamina C, o fruto contém outras vitaminas como A, B1 e B2, e sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. A acerola pode ser empregada em casos de diarréias, disenterias, distúrbios hepáticos, gripes, resfriados e em gargarejos para garganta inflamada. Para gripes e resfriados, preparar o suco adicionado com laranja, ou uvas, ou caju, ou pitanga. Pode-se, também, usar com maracujá, em casos de diarréia nervosa. A acerola entra, também, na confecção de doces, licores, geléias, compotas, batidas, sorvetes e em pães. É utilizada como antioxidante pela indústria farmacêutica. A planta tem outros nomes como: cereja-das-antilhas, cereja-do-pará e ginja-da-jamaica.

- O chá das folhas e flores da acerola fortalece os ossos, combate osteoporose, reumatismo e acalma os nervos, além de combater os radicais livres.

 

Abricó-do-pará: cultivado na Amazônia, é muito usado no preparo de sorvetes, doces e compotas. Também pode ser consumido ao natural. Em geral, o fruto maduro é colhido de dezembro a maio, sendo que os melhores meses da safra são fevereiro e março. É considerado um alimento energético, pois tem muitos hidratos de carbono, proteínas e vitaminas A e do complexo B. É usado no preparo de um mingau e de um vinho típico, que costuma ser tomado com farinha de mandioca, acompanhando peixe assado ou seco.

 

 

Ameixas: é uma fruta composta de muitas variedades: preta, vermelha, amarela e branca. 100 gramas de ameixa preta contêm: 43 calorias, 10,10g de carboidratos, 0,40g de proteínas, 0,10g de lipídios, 20,3mg de potássio, 32 mg de fósforo, 20 mg de cálcio, 19mg de sódio, 6mg de magnésio, 6 mg de silício, 0,70mg de ferro, além de vitaminas A, B1, B2 C e niacina. Também, conhecida como “ameixa de verão”, tanto o fruto quanto as folhas são indicadas para afecções das vias urinárias, respiratórias, digestiva, hemorróidas, febre intestinal, inflamação do fígado, colesterol elevado, triglicerídeos. Elimina a gordura do fígado e das artérias. Usada com laranja e mamão na forma de suco, é um excelente laxante.

- A fruta, como também o chá das folhas resolve todos os problemas relacionados à prisão de ventre. Contra-indicação: intestino solto.

 

 Amora-preta (fruta) “Rubus fruticosus”: 100 gramas da fruta de amora contêm: 61 calorias, 12,40g de carboidratos, 1,95g de proteínas, 0,97g de gorduras, 169mg de potássio, 48mg de fósforo, 34mg de cálcio, 7mg de sódio, 2,64,g de ferro, além de vitaminas A, B1, B2, C e niacina. É indicada para prisão de ventre, tosse, diarréias, febre, dores nos ossos, amigdalites, bronquites, afecções hepáticas etc. As suas folhas são indicadas para distúrbios da menopausa, diabete, diarréia e outros males.

AMOREIRA "Morus Nigra - As folhas são empregadas no combate ao diabetes, diarréia, feridas e ulcerações de pele, pedras nos rins e limpar a bexiga. Em gargarejos combate inflamação das amigdalas, aftas, afecções da garganta, inflamação da mucosa da boca e dor de dente. Recentemente descobriu-se ser útil na calvície e reposição hormonal.

 

Araçá: há muitos tipos de araçá, mas os mais comuns são: araçá-vermelho, araçá-de-cora, araçá-da-praia, araçá-do-campo, araçá-do-mato, araçá-pêra, araçá-rosa e araçá-piranga. Seu sabor lembra um pouco o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e de perfume mais acentuado. É uma fruta pequena, arredondada, com sementes, cuja polpa varia de cor segundo a espécie, predominando o alaranjado e o amarelo-claro. O araçá é usado no preparo de sorvetes e refrescos. Com ele também se faz um doce muito parecido com a goiabada.

 

Bacaba: é o fruto de uma palmeira típica da foz do rio Amazonas, mas que também pode ser encontrada nos matos e capoeiras de terra firme do Maranhão, Goiás e Mato Grosso. A fruta é arredondada, de casca roxa e polpa branco-amarelada, muito rica em uma espécie de óleo, de cor amarelo-clara, que pode ser usado na cozinha. Com a bacaba prepara-se uma bebida muito apreciada no Norte, conhecida como "vinho de bacaba". A fruta é encontrada a partir de outubro, principalmente de janeiro a maio, época das chuvas.

 

Bacuri: embora o bacurizeiro possa ser encontrado em todo o Brasil, é no Pará que estão as maiores concentrações dessa árvore. Há muitas variedades de bacuri, sendo que as mais conhecidas são o bacuri-vermelho, o bacuri-de-folha-miúda e o bacuri-de-folha-larga. O fruto pode ser redondo ou comprido. O primeiro se parece com uma laranja grande, pesa cerce de 300 gramas e tem sementes recobertas por uma polpa clara, doce e perfumada. Uma particularidade do bacuri é que algumas partes da polpa – chamadas "filhos do bacuri" – não têm sementes e são mais doces que o resto da fruta, sendo por isso muito apreciadas. O bacuri comprido diferencia-se do redondo não só pela forma como por ter maior quantidade de "filhos". Embora possa ser comido ao natural, o bacuri é mais consumido em doces, em geléias e refrescos. Um detalhe importante em relação ao bacuri: ele não deve ser colhido no pé, pois contém uma resina que estraga seu sabor. Portanto, recomenda-se apenas recolher o fruto depois que ele cair no chão.

 

Bananas: Cada variedade de banana contém: banana da prata: 150 calorias, 58g de água, 29,5g de carboidratos, 2,10g de proteínas, 20mg de cálcio, 26mg de fósforo, 34mg de sódio, 401mg de potássio, 13mg de proteínas, além de vitaminas A, B1, B2 e C.; banana d’água: 95 calorias, 76g de água, 22g de carboidratos, 1,30g de proteínas; banana maçã: 162 calorias, 60,10g de água, 2,39g de proteínas, 36,80g de carboidratos, 0,20g de lipídios, 401mg de potássio, 34mg de sódio, 26mg de fósforo, 20mg de cálcio, 1,06mg de ferro, além das vitaminas A, B1, B2, C e niacina.

 - Bananas são indicadas para anemia, colites, diarréias, prisões de ventre etc. Pessoas do sangue tipo A devem moderar o uso de bananas.

 

Biribá: é uma das frutas mais difundidas e cultivadas no estado do Pará. Tem uma forma estranha, com saliências que parecem pequenos cones, cor amarelada (quando madura), polpa branca, mole e suculenta, de sabor adocicado. Não é adequada ao preparo de doces; deve ser consumida ao natural. É encontrado o ano todo, principalmente entre os meses de dezembro e maio. Suas sementes reduzidas a pó são usadas na medicina caseira como remédio contra a enterocolite.

 

 

 

Cabeça-de-negro: é o nome de uma árvore de pequeno porte, da família das Anonáceas, gênero Annona, e também do seu fruto. Ocorre nos cerrados do Brasil. Também é conhecida como araticum-liso, fruta-do-conde, ata ou pinha. Seu fruto é comestível, muito saboroso, indicado para combater anemia e fraqueza. Quando está maduro o fruto se abre. Apesar das muitas denominações e de algumas diferenças nas variedades, o nome científico é um só: Annona Coriácea. Possui folhas ovais, coriáceas, flores amarelas e frutos bacáceos múltiplos, grandes, comestíveis, com sementes tidas como antidiarréicas. Também é conhecido pelos nomes de araticum-do-campo, araticum-dos-lisos e marolinho. Quando está maduro, o fruto abre-se.

 

 

Cajá: é uma frutinha de casca lisa e fina, de cor alaranjada ou vermelha, e polpa suculenta de sabor agridoce, que se presta ao preparo de batidas, licores e sorvetes. É rica em minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Pode ser encontrado o ano todo.

 

 

 

 

 

Caju: 100 gramas de caju contêm: 36,50 calorias, 8,40g de carboidratos, 2,80g de proteínas, 0,30g de lipídios, 500mg de fósforo, 50mg de cálcio, 0,40mg de ferro. Castanha torrada: 609 calorias, 26,40g de carboidratos, 19,60g de proteínas, 47,20g de lipídios, 575mg de fósforo, 165mg de cálcio, além de o pedúnculo comestível ser uma grande fonte de vitamina C, sendo que o caju amarelo contém 220mg de vitamina C, e o vermelho 212mg. É indicado para sífilis, disenterias, psoríase, lepra, gripes, icterícia, reumatismo, úlceras em geral, eczemas etc.

- O suco do fruto é diurético, tônico genital e afrodisíaco, além de estimulante do organismo; combate diarréias. O chá da casca da árvore cura o diabetes, tosse, cólicas e doenças de pele, e é anti-hemorrágico. Conhecido também como caju-manso, acajuiba e acajaiba, o cajueiro é empregado em gargarejos para a cura inflamações da garganta, aftas. A lavagem íntima com o chá amornado da casca do caule ameniza coceira ou irritações vaginais. Para diabetes, usam-se também as folhas para chás.

 

Caqui: 100 gramas de caqui contêm: 250 calorias, 31,60g de carboidratos, 0,70g de proteínas, 1,20g de lipídios, além das vitaminas A, B1, B2, e C. O chá das folhas é indicado para acidez gástrica, anemias, doenças do estômago e da bexiga, câimbras, dispepsia, doenças do fígado, tuberculose etc.

- O fruto cura diabetes e gota, e age como regenerador da flora intestinal.

 

 

Carambola:é considerada uma fruta de quintal, pois seu cultivo não é feito em escala comercial. Tem uma forma curiosa, de gomos achatados, que, quando cortados no sentido transversal, têm o aspecto de uma estrela. A cor varia do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação da fruta. Em relação ao sabor, ela é adocicada quando madura e um pouco ácida e adstringente quando ainda está verde. A carambola é rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contém vitaminas A, C e do complexo B. A fruta pode ser consumida ao natural ou no preparo de geléias, sucos e compotas. As flores também são comestíveis em saladas. O suco da carambola tem a particularidade de eliminar manchas em objetos de metal.

 

Figo: 100 gramas de figo contêm: 68,20 calorias, 15,55g de carboidratos, 1,35g de proteínas, 0,70g de lipídios, 384mg de potássio, 50mg de cálcio, 35mg de fósforo, 27mg de sódio, 0,70mg de ferro, além das vitaminas A, B1, B2, C, niacina e fibras. Bom alimento para os nervos. Tanto o fruto quanto o chá das folhas são indicados para combater diabete, inflamações da boca, irritação da garganta, bronquites, verrugas, cálculos renais e do fígado, abscessos da gengiva, estomatites. Combate, também, hemorragia uterina, inflamações em geral, doenças dos rins, úlcera varicosa. O chá em gargarejos e bochechos cura gengivite.

 

 

Fruta-pão: há duas variedades dessa fruta: uma tem sementes, outra não. Esta última é a mais conhecida. O fruto é grande (chega a pesar mais de 2kg), redondo, de casca amarela com saliências. A polpa é amarela, aromática e doce. Pode ser cozido ou assado e consumido como substituto do pão. Da outra variedade, apenas as sementes são usadas como alimento.

 

 

Goiaba: 100 gramas de goiaba contêm: 39,60 calorias, 7,98g de carboidratos, 0,75g de proteínas, 0,50g de lipídios, além de vitaminas A, B1, B2 e C, fibras, cálcio (14mg), fósforo (30mg) e ferro (0,50mg). É indicada para tuberculose, cólera infantil, fermentação gastrintestinal, hemorragia uterina, diarréias, inchação das pernas e pés etc.

GOIABEIRA - O chá da casca e das raízes da árvore é usado na Medicina caseira contra diarréias e para cicatrização de feridas. Mastigar as folhas acaba com as aftas e a azia. Tanto a fruta quanto as folhas são contra-indicadas para portadores de asma.

 

Graviola "Anona muricata": é uma árvore tropical de pequeno porte. A fruta tem formaovulada, casca verde- pálida e pesa entre 1 e 2 kg. Contém muitas sementes, pretas, envolvidas por uma polpa branca, de sabor agridoce, muito delicado. A graviola dá um suco delicioso e presta-se muito bem ao preparo de sorvetes e compotas. Quando o fruto ainda está verde, pode ser cozido e consumido como legume.

- O chá das folhas é um ótimo emagrecedor, diminui o colesterol e baixa a pressão. Poderoso hipoglicemiante muito indicado em diabetes Ainda é analgésico em nevralgias e reumatismo. Destrói as células cancerosas e combate o câncer. Também, combate hipertensão, obesidade e enfermidades renais.

 

Guaraná “Paullinia cupana”: O guaraná é um arbusto trepador muito conhecido na Amazônia que pode atingir até 10 metros de extensão. Seus frutos têm cerca de um centímetro de diâmetro, cada um com uma a duas sementes negras em seu interior. Torradas, moídas e reduzidas a pó, as sementes de guaraná têm propriedades estimulantes e revigorantes. Excita o coração e dá energia física ao organismo, além de prevenir a arteriosclerose. O inconveniente é porque as sementes têm muita cafeína o que não é recomendado para pessoas que sofrem de dores de cabeça, hipertensão e problemas no coração. Na forma de refrigerantes, o guaraná causa gastrites e acidose no sangue. Afrodisíaco, é indicado nos casos de impotência, hipotensão, esgotamento físico e mental.

 

Ingá: as espécies comestíveis de ingá produzem frutos em vagem, grandes e verdes, com sulcos no sentido do comprimento, que podem atingir até 1 metro de comprimento. A polpa é branca, levemente fibrosa e adocicada, bastante rica em sais minerais.

- Em geral, ela é consumida ao natural, pois não se presta a preparações culinárias. Também é usada na medicina caseira, sendo útil no tratamento da bronquite (xarope) e como cicatrizante (chá).

 

 

 

 

Jaca: 100 gramas de jaca contêm: 52 calorias, 87,50g de água, 10g de carboidratos, 2,20g de proteínas, 0,30g de lipídios, 30mg de cálcio, 20mg de fósforo, 2mg de ferro, além de vitaminas A, do complexo B, C e niacina, muito indicada para portadores de AIDS. Não-indicada para diabéticos.

- 100 gramas de sementes de jaca contêm: 136 calorias, 30g de carboidratos, 3,50g de proteínas, 0,30g de lipídios, 50mg de cálcio, 80mg de fósforo, 8mg de ferro. Podem-se fazer bifes de sementes de jaca.

 

 

Jambo: no Brasil há duas variedades de jambeiro: o jambeiro-amarelo (ou jambeiro-rosa, que é uma árvore ornamental, e o jambeiro-vermelho, que dá um fruto de casca avermelhada e polpa branca, de consistência esponjosa e sabor agradável semelhante ao da maçã.

- O jambo pode ser consumido ao natural ou em conserva. Também é usado na medicina caseira, contra dor de cabeça, catarro e tosse.

 

Jenipapo: é uma fruta que se parece com o figo, só que um pouco maior. Deve ser colhida no ponto certo de maturação para que possa ser aproveitada. Embora seja consumido ao natural, seu uso mais freqüente é sob a forma de licor. Na medicina caseira, o jenipapo é utilizado como fortificante e estimulante do apetite.

- 100 gramas de jenipapo contêm: 67,10 calorias, 15,94g de carboidratos, 0,35g de lipídios, 294mg de cálcio, além de vitaminas B1, B2, C e niacina. O jenipapo é indicado para asmas, anemia, edemas, hidropisia, sífilis, vômitos e anemia da gravidez etc. Basta tomar um copo de suco por dia, pelo período de 40 dias, para curar anemia e eliminar os vermes.

 

Laranja: 100 gramas de sucos de laranjas contêm: 64 calorias, 84,80g de água, 13,10g de carboidratos, 0,60g de proteínas, 1g de lipídios, 36mg de potássio, 45mg de cálcio,13mg de sódio, 21mg de fósforo, 8mg de magnésio, 11mg de enxofre, 23mg de cloro, 0,20mg de ferro, 0,44mg de silício, além de vitaminas A, B1, B2, C e niacina. São indicados para escorbuto cólera, febres, gripes, resfriados, dores de cabeça, pneumonia, asma, neurastenia, ácido úrico, estresse etc.

- Contra-indicação: gastrite, refluxo, estomatite ou hiperacidez estomacal.

LARANJEIRA "Citrus aurantium" - O chá das folhas, flores e casca da árvore é calmante e ótimo contra gripes e resfriados, pois é depurativo e sudorífico, tem vitaminas e sais minerais. É indicado ainda para contrações musculares, epilepsia, indigestão, cólicas e males dos nervos. As flores combatem fogo selvagem e inchaço do corpo, além de ascite.

 

LimaCitrus x aurantifolia”: 100 gramas de lima contêm: 53 calorias, 12,30g de carboidratos, 0,80g de proteínas, 0,10g de lipídios, 350mg de potássio, 62mg de sódio, 55mg de cálcio, 36mg de fósforo, além de vitaminas B2, C e niacina. Existem oito variedades de lima.

- O suco puro desta fruta, tomado em jejum, é excelente para a hipercloridria (acidez gástrica), úlceras e afecções renais. Como refresco, misturado em água, ajuda a acalmar as febres, incluindo a febre tifóide. Chupar limas pela manhã, ajuda a combater as dermatoses provenientes das impurezas sangüíneas. É usada também contra algumas infecções, neurites, raquitismo e pelagra. Sua casca é indicada, se usada em infusões, contra flatulências. Ela é indicada também para azia, doenças cardíacas, enxaqueca, urina presa, perturbações do estômago, neurite, raquitismo, úlceras gastroduodenal, colites etc.

 

LimãoCitrus x limon”: O limão é uma fruta cítrica com grande poder curativo. Em caso de cortes, aquecer uma banda de limão e aplicar sobre o ferimento, para evitar o tétano.

- 100 gramas de suco de limão contêm: 44,60 calorias, 89,40g de água, 8,50g de carboidratos, 1g de proteínas, 0,70g de lipídios, 127mg de potássio, 107mg de cálcio, 21mg de fósforo, 9mg de sódio, 0,35mg de ferro, além de vitaminas A, B1, B2, C e niacina.

- O limão combate e previne mais de 150 enfermidades e pode ser indicado para acidez gástrica, amigdalites, artrite, ascite, arteriosclerose, asma, doenças da bexiga, coração, fígado, diabetes, diarréias, difteria, enjôos, estomatite, enxaqueca, faringite, febres, fermentação gastrintestinal, gota, gripe, resfriado, hipertensão arterial, nefrite, piorréia, reumatismo, pedras nos rins, tuberculose, pedras na vesícula.

 

Maçã: 100 gramas de maçã contêm: 63,20 calorias, 84,40g de água, 14,20g de carboidratos, 0,40g de proteínas, 0,50g de lipídios, 127mg de potássio, 12mg de fósforo, 11mg de sódio, 8mg de magnésio, 7mg de enxofre, 7mg de cálcio, 4mg de silício, 1mg de ferro, além de vitaminas A, B1, B2, C e niacina. É indicado para bronquites, tosse, asmas, anemia cerebral, arteriosclerose, doenças cardíacas, esgotamento nervoso, catarro pulmonar, rouquidão, acidez estomacal, reumatismo, inflamação dos olhos, gota, hemorróidas etc.

- Contra-indicação: prisão de ventre.

 

Mamão: 100 gramas de mamão contêm: 68 calorias, 83,80g de água, 14,50g de carboidratos, 0,20g de proteínas,, 1g de lipídios, 26mg de de fósforo, 21mg de cálcio, 0,80mg de ferro, além de vitaminas A, B1, B2, C e niacina.

- A polpa do mamão é indicada para diabetes, indigestão, doença do estômago, gastrite, angina do peito, prisão de ventre, reumatismo, vermes, câncer, eczemas, bronquite, tuberculose, flatulência etc.

- A polpa sobre a pele combate lepra e psoríase.

- Contra-indicação: intestino solto.

 

Manga: 10 gramas de manga contêm: 66,60 calorias, 83,80g de água, 15g de carboidratos, 0,40g de proteínas, 0,30g de lipídios, 21mg de fósforo, 2mg de cálcio, 0,30mg de ferro, além de vitaminas A, B1, B2, C e niacina. É indicado para asmas, bronquites, tosse, catarro, enfermidades do estômago, anemia, tuberculose, verminose etc.

 

 

 

Mangaba: a mangabeira é uma árvore de galhos pequenos que produz flores claras e perfumadas, parecidas com o jasmim. É típica do litoral do Norte e Nordeste. A fruta é uma baga de cor vermelho-amarelada, muito usada no preparo de sucos, refrescos e sorvetes. A árvore produz leite que é usado na Medicina Natural para problemas de coluna, vermes, gastrites, úlcera gástrica e hérnias. As folhas, na forma de chás, combatem hipertensão.

 

 

Maracujá “Passiflora Alata”: Fruto de uma planta originária do Brasil, o maracujá é uma boa fonte de vitaminas A e C, além de complexo B, carboidratos, cálcio, ferro e fósforo. O suco do fruto juntamente com a polpa do abacaxi, é indicado para depressão inflamações e distúrbios do sistema nervoso. As sementes, para combater vermes. Suas folhas na forma de chá têm ação tranqüilizante, diurética e antiespasmódica no combate a insônias, ansiedade, perturbações nervosas, dores de cabeça de origem nervosa e inflamações cutâneas. Contra-indicado para quem tem pressão baixa.

 

Marmelo: A exemplo do kiwi, o marmelo é uma fruta que pode ser comida ao natural ou cozida. Da família da maçã e da pêra, é um fruto de sabor azedo. Quando cozido, o marmelo adquire um sabor mais adocicado. Contém muita vitamina C, ferro, potássio e pectina, uma fibra solúvel que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. A exemplo da maçã, da pêra, ameixa, damasco, cereja, amêndoa e do pêssego, as sementes do marmelo são venenosas pelo seu grande teor de cianeto.

 

 

Melão: 100 gramas de melão contêm: 30,20 calorias, 92g de água, 6,35g de carboidratos, 0,84g de proteínas, 0,13g de lipídios, 235mg de potássio, 61mg de sódio, 17mg de cálcio, 16mg de fósforo, 0,40mg de ferro, além de vitaminas A, B1, B2, C e niacina. È indicado para inflamações das vias urinárias, tênia, febres, colite, cirrose hepática, hepatite, disenteria, cálculos biliares, artrite, reumatismo, hemorróidas, falta de apetite, cálculos renais, doenças da próstata, doenças do útero e ovários, dores da coluna, afecções da garganta, mucosidade etc.

- Deve ser moderado para diabéticos.

 

Melancia: 100 gramas de melancia contêm: 31 calorias, 92 g de água, 6,90g de carboidratos, 0,50g de proteínas, 0,20g de lipídios, 12mg de fósforo, 7mg de cálcio, 0,23mg de ferro, além de vitaminas A, B1, B2, C e niacina.

- É indicada para gases intestinais, acidez estomacal, enfermidades das vias urinárias, reumatismo, gota, febre, artrite, ascite, azia, ácido úrico, blenorragia, cistite, colite, bronquite crônico, hipertensão arterial, obesidade, prisão de ventre etc.

- Contra-indicação: intestino solto e afecções graves do fígado.

 

Morango: é rico em vitamina C. “Prefira os orgânicos, o morango é uma das frutas mais contaminadas por agrotóxicos”, orienta Thatiana.

- Na forma de suco ou comido ao natural, morangos são indicados para pedras da bexiga, artrites, anemia, afecções dos pulmões, fígado e estômago, cálculos biliares, catarro, doenças dos rins, gota, solitária, verminose etc.

- Contra-indicação: moderado para diabéticos.

 

Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata), do latim "rogai por nós", é uma cactácea, um cacto trepadeira, com folhas. Tem grandes Espinhos podendo ser usada em cercas-vivas, se desenvolvendo bem tanto na sombra como no sol. A propagação se dá por estacas. Dizem que seu nome foi criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava: Ora pro nobis. O nome científico é uma homenagem ao cientista francês Nicolas Claude Fabri de Pereisc, e o termo aculeata vêm do latim e significa espinho, agulha. É um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves. Usa-se como o orégano, em forma de folha seca e moída. Também usada no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional no combate à fome. A variedade tem flores brancas, suas folhas podem ser ingeridas refogadas ou mesmo cruas, as flores também são comestíveis. Serve para alimentação animal, in natura ou na ração. O fruto, alaranjado quando maduro, possui espinhos. Muito rica em lisina. Pelo grande teor de ferro, é conhecida também como "carne de pobre". Não é recomendada para diabéticos.

 

Pêra: 100 gramas de pêra contêm: 63,60 calorias, 15,10g de carboidratos, 0,60g de proteínas, 0,50g de lipídios, 13mg de fósforo, 14mg de cálcio, 132mg de potássio, 16mg de sódio, 10mg de enxofre, 5mg de magnésio, 1,50mg de silício, 1mg de ferro além de vitaminas B1, B2 e niacina, além de vitamina C e folato.

- “Quando ingerida com casca, garante um aporte de fibras que auxilia o trânsito intestinal”, explica Thatiana Galante, nutricionista de uma Academia, de São Paulo. A fruta usada ao natural ou na forma de suco é indicada para constipação intestinal, febre intestinal, hipertensão arterial, inflamação da bexiga, prisão de ventre, doenças dos rins etc. Contra-indicação: não tem.

 

Pinha: também conhecida como fruta-do-conde, ata e cabeça de negro. É uma fruta que contém muito açúcar, portanto não é recomendada a quem faz regime de emagrecimento. O fruto tem casca verde e é coberto de saliências em forma de cone. Quando maduro, torna-se verde-acinzentado e as saliências se tornam mais visíveis. A polpa é branca e muito perfumada. A pinha pode ser consumida ao natural ou em forma de sucos, doces ou sorvetes. Para separar a polpa das inúmeras sementes, usa-se o liquidificador, ligando e desligando várias vezes o aparelho para não triturar as sementes.

- 100 gramas de pinha contêm: 69 calorias, 14,23g de carboidratos, 2,80g de proteínas, 10mg de cálcio, 10mg de fósforo, 10mg de ferro, além de vitaminas B1, B2, C e niacina. É indicada para anemias, debilidade física, desnutrição, prisão de ventre etc.

- Esta fruta não é recomendada para diabéticos por ser rica em glicose.

        Origem do nome - É conhecido mais comumente como fruta-do-conde pelo fato de nos tempos áureos ser muito apreciada pelos condes e condessas. Também, pelo fato de a primeira muda da espécie, vinda das Antilhas, ter sido plantada na Bahia, em 1626, pelo governador Diogo Luís de Oliveira, que era conhecido na época como Conde de Miranda, conforme relato de Pio Corrêa. Somente em 1811, a espécie foi introduzida no Rio de Janeiro, por um agrônomo francês, a pedido do rei Dom João VI. Em Pernambuco, Brasília e interior do estado do Rio de Janeiro a fruta do conde é conhecida como pinha, sendo plantada atualmente no Vale do São Francisco, incluindo a fruta modificada sem sementes. É também conhecida no Nordeste do Brasil como pinha ou ata.

 

Piqui: é um fruto encontrado em toda a Amazônia, em matas de terra firme.A polpa do Piqui, que pode ser consumida crua ou cozida, fornece uma banha branca e fina, bastante rica em nutrientes.

- O óleo de Piqui elimina catarro dos brônquios e combate asma, bronquites e tosse. Se passado sobre a pele, o óleo elimina brotoejas e assaduras, em crianças e adultos.

 

 

Pitanga: Composta de vitaminas A e C, além de vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e ferro, a pitanga combate a gota, o reumatismo, a insônia e a ansiedade. Suas folhas, na forma de chá, combatem câncer de próstata, febres, bronquites, diarréias, hipertensão e as cólicas menstruais.

PITANGUEIRA: "Stenocalys michelli" - Muito utilizada contra diarréia em crianças, bronquite, febre e ainda abaixa a pressão.

- O chá das folhas da pitangueira é calmante infantil e bom para os nervos, como também cura doenças da próstata.

 

Pitomba: fruto pequeno, arredondado, facilmente encontrado em Pernambuco e na Paraíba, de janeiro a abril.

- É uma fruta rica em vitamina C e não é usada em preparações culinárias.

 

 

Romã: 100 gramas de romã contêm: 62 calorias, 11,66g de carboidratos, 1,17g de proteínas, 1,15g de lipídios, 105mg de fósforo, 63mg de potássio, 85mg de sódio, 11mg de cálcio, 0,78mg de ferro, além de vitaminas B1, B2, C e niacina.

- É indicado para afecções da garganta, angina, solitária, úlceras do estômago, câncer do estômago, inflamações gastrintestinais, hemorróidas, cólicas intestinais, gengivite, úlceras da boca, disenterias, corrimento vaginal, gonorréia, hemorragia uterina, prolapso do útero, verminose etc.

- Em gargarejos, combate afecções da garganta e amigdalites.

ROMÃ CASCAS: "Punica granathum" - Adstringente, contra inflamações de garganta, amigdalas e cólicas, se usadas na forma de infusão e gargarejos. O chá das cascas da Romã elimina ainda vermes e lombrigas, e cura úlcera do estômago.

 

Sapoti: Lembra um pouco o caqui, tanto no sabor como na forma, embora seja um pouco menor e de tonalidade mais escura. Tem polpa suculenta, perfumada, rica em vitaminas e sais minerais, principalmente ferro. Em geral, o sapoti é consumido ao natural, mas também pode ser preparado em forma de compota ou de xarope. Suas sementes, amassadas e diluídas em água, são diuréticas, sendo usadas, portanto, contra cálculos renais.

- 100 gramas de sapoti contêm: 54,10 calorias, 86g de água, 13,25g de carboidratos, 0,47g de proteínas, 22mg de cálcio, 6mg de fósforo, 0,63mg de ferro, além de vitaminas A, B1, B2, C e niacina. É indicada para falta de apetite, pedra na vesícula, febres, inapetência.

 

Tamarindo: fruto originário da Índia, como diz o nome: "tâmara da Índia". É uma vagem, classificada como legume, que tem casca cor de terra, dura e quebradiça. Sua polpa é avermelhada, fibrosa, de gosto agridoce, com alto teor de ácido tartárico (um estimulante das glândulas salivares). É rico em sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro e cloro. Possui propriedades laxativas, porque estimula o funcionamento dos intestinos. Com o tamarindo preparam-se doces, conservas, bebidas, sucos e sorvetes. Para usar a polpa é preciso abrir a vagem, retirar as fibras do interior e deixar de molho em água. Depois, levar ao fogo para cozinhar durante 30 minutos e passar por uma peneira. As folhas e as flores também são comestíveis.

- 100 gramas de tamarindo contêm: 231,60 calorias, 53g de carboidratos, 3g de proteínas, 0,85g de lipídios, 72mg de fósforo, 7mg de cálcio, 1mg de ferro, além de vitaminas A e B1. A infusão das folhas é anti-helmíntica e expectorante, e tem efeito protetor para o fígado.

- A polpa do fruto é laxante, indicada para febres, vermes, disenterias, constipação intestinal, cólicas do fígado e prisão de ventre.

 

Tomate: 100 gramas desta fruta contêm: 92,37% de água, 1,25% de elementos nitrogenados, além de vitaminas A, B, B, e E, solanina, corantes, ferro, cobre, boro, níquel e cobalto. É indicada para falta de apetite, doenças dos rins e das vias respiratórias, além de doenças da pele, perturbação do crescimento, raquitismos, pobreza de sangue, doenças de dentição, câncer de próstata, falta de resistência contra enfermidades ou infecções etc.

- O tomate é uma fruta contra-indicada para portadores de ácido úrico, gota, bursite, estomatite, reumatismo, artrose dos joelhos e artrites.

 

Tucumã: a fruta tem uma semente recoberta por polpa branca. Sua casca é verde quando a fruta ainda não está madura, passando para o laranja-amarelado depois que amadurece. Com o tucumã se faz uma farinha amarelo-clara, parecida com a farinha de milho, usada no preparo de mingaus e do cuscuz nordestino.

 

 

 

Uvas: Existem cerca de 60 espécies de uvas e mais de 10 milhões de hectares dessa cultura plantados em todo o mundo. O Di-Pólo Juazeiro/Petrolina é o segundo maior produtor de uvas, no Brasil, com duas e meia safras/ano. 100 gramas de uvas frescas contêm: 78 calorias, 81,80g de água, 14,90g de carboidratos, 1,40g de proteínas, 1,40g de lipídios, 197mg de potássio, 31mg de fósforo, 24mg de enxofre, 4mg de magnésio, 19mg de cálcio, 0,70mg de ferro, 15mg de sódio, 3mg de silício, 1,50mg de cloro, além de vitaminas B1, B2, C e niacina.

- Indicadas para enfermidades do fígado, intestinos, pulmões, rins, aparelho urinário, bexiga, cálculos em geral, bronquite crônica, câncer, alcoolismo, cirrose hepática, catarros, prisão de ventre, gases intestinais, hemorróidas etc.

-Contra indicada para diabéticos.

 

Uxi: é uma fruta típica da região amazônica, de cor amarelo-escura, muito rica em gorduras. Dele pode-se extrair um azeite rico em vitamina A, usado na alimentação.

- O Uxi é consumido ao natural ou usado na preparação de sorvetes e sucos.

 

COMO PREPARAR OS SUCOS DE FRUTAS:

- O suco das frutas ou vegetais deve ser batido na centrífuga sem água, ou no liquidificador com pouca água e sem açúcar.

- Depois de batido tomar imediatamente, meia hora antes das refeições ou 3 horas após, para não perder as enzimas.

- Não guardar em geladeira, nem tomar com massas

 

PESQUISA E MONTAGEM:

- Wilson Dias, naturoterapeuta – CRT/SP 23.553; CRTH/BA 522-05;

- presidente da Associação Baiana de Medicina Natural e Preventiva (ABMNP)

- presidente da Associação dos Reformadores da Saúde Integral no Brasil (ARSIB)

- delegado do Conselho Regional dos Terapeutas Holísticos da Bahia.

Celular: (74) 8102-0013 – Atende pela manhã; (74) 8813-6566 – Atende à tarde

E-mail: wilson_terapeuta@hotmail.com; Site: www.terapeutanatural.com.br

Se precisar de ajuda, encomende via e-mail um Guia de Avaliação da Saúde à Distância