MEDICINA HOLÍSTICA

Taxa de Associação Semestral

Oferta especial

Mensalidades: R$ 8,00 - O pagamento é feito a cada seis meses. Contribuição/Semestre: R$ 48,00

Seu preço: R$48,00
ou até 9x de R$5,33

Taxa de Associação Anual

Oferta especial

Mensalidades: R$ 8,00 - O pagamento é feito a cada ano. Contribuição/anual: R$ 96,00

Seu preço: R$96,00
ou até 10x de R$9,60

Curso de Quiroprática

Oferta especial

QUIROPRÁTICA (quiropraxia prática composta de manobras de alinhamento da coluna vertebral) O Curso...

Seu preço: R$240,00
ou até 10x de R$24,00

Medicina Holística

A Medicina Holística é a profissão do futuro. Não confunda com a Medicina Mística da “Nova Era”

“Jesus praticava e ensinava a verdadeira medicina holística (criada por Hipócrates). E, esta, ainda hoje, continua sendo o único método de cura recomendável por Deus” – Dr. Silas de Araújo Gomes, Medicina Alternativa – a armadilha dourada, pág. 125.

Francis Bacon, quatro séculos atrás, afirmou “O papel da medicina é apenas sintonizar essa curiosa harpa do corpo humano e produzir harmonia”. Hoje, poderíamos dizer que a medicina já tocou em todas as cordas possíveis do corpo humano, mas tem tido muita dificuldade em produzir a harmonia mencionada por Bacon.

A medicina se divide em dezenas, e até centenas, de especialidades e subspecialidades médicas, mas o importante é não perder a visão global do ser humano.

Dentro desse conceito, o ser humano deve ser visto como existindo em três dimensões: física, mental e espiritual. A menos que esses aspectos estejam em harmonia, não podemos falar em tratamento e cura no mais elevado sentido, tampouco esperar os melhores resultados.

Isso fez com que a Associação Médica Americana criasse um departamento de medicina e religião, com a finalidade de entrosar médicos e religiosos, em busca da recuperação do doente. Em muitos casos, a doença física é a parte mais insignificante do problema, e a maior parcela de cuidado deve ser concentrada em aspectos sociais, relacionamento familiar e condições espirituais do paciente.

Fé, esperança e amor são, sem dúvida, fontes de estabilidade psicológica. Isto é Holísmo. Sua existência, conseqüentemente, promove saúde física. Os melhores tratamentos podem falhar quando faltam esses elementos. Como a fé, a esperança e o amor são valores escassos atualmente, podemos facilmente explicar o número crescente de doenças que se tornam crônicas e que podem, na melhor das hipóteses, ser apenas controladas.

O que a ciência moderna parece ter descoberto, já era prática corrente há milênios. Em geral, nas civilizações antigas, a função de tratar o corpo era de responsabilidade dos sacerdotes, que tinham primariamente o dever de cuidar da alma de seus compatriotas. Por isso, a medicina ainda é vista como um sacerdócio – embora continue a tendência de dividir a pessoa em “corpo” e “alma”, como se fossem entidades separadas (ou colcha de retalhos).

A visão antiga mais completa do fenômeno holístico vem do povo hebreu, que recebeu instruções divinas para manter a saúde global. Eles tiveram a lei moral, os Dez Mandamentos, para orientá-los na vida espiritual; e as leis da saúde, igualmente importantes. A obediência a essas leis os diferenciaria dos demais povos em capacidade mental e física. Em muitos aspectos, o povo judeu ainda se destaca graças a essa herança do passado.

Existe, hoje, uma crescente procura pela medicina mística e holística, que procuram ver a pessoa como um todo. Mas, apesar de o conceito do ser humano holístico como regra geral estar correto, é preciso cuidado. A mente humana é muito susceptível a influências e, não raro, se submete a idéias espiritualistas perigosas que são transmitidas por místicos ou médicos não-cristãos que não tenham o temor de Deus, os resultados podem ser prejudiciais.

Em matéria de vida espiritual, só estaremos seguros se buscarmos na fonte fidedigna – as Escrituras Sagradas. Os princípios de saúde da alma devem estar em harmonia com a orientação de Deus. No segundo livro da Bíblia, Êxodo (15:26), lê-se: “Se vocês prestarem atenção no que Eu digo, se fizerem o que é certo e se guardarem os Meus mandamentos, Eu não castigarei com nenhuma das doenças que mandei sobre os egípcios. Eu sou o Deus eterno, que cura vocês.”

A cura é um ato divino. O médico ou terapeuta, um auxiliar. Harmonizar o tratamento com a Revelação de Deus é medicina holística no mais elevado sentido.

Dr. Manfred Krusche, Supervisor médico da Revista Vida e Saúde

(Transcrito da Revista Vida e Saúde / Fevereiro de 1997)