O Papel do Terapeuta Holístico

Esta categoria está em branco.

O Papel do Terapeuta Holístico na Sociedade

Por: Wilson Dias*

- A palavra “terapeuta” vem do grego “therapeutai", derivado do verbo “therapeuin”, que se traduz: “Servidor de Deus”, ou “Aquele que está a serviço de Deus”. O terapeuta é acima de tudo um conselheiro e reformador da saúde do povo. A profissão do terapeuta não visa à cura, e sim, melhorar a qualidade de vida das pessoas, com aconselhamentos, orientações sobre nutrição natural, mudança no estilo de vida e aplicação de terapias harmonizantes e equilibrantes não-agressivas ao organismo humano.

        “Jesus praticava e ensinava a verdadeira Medicina Holística” – Dr. Silas de Araújo Gomes

A terapia holística existe há milhares de anos, uma herança dos sacerdotes e profetas, figuras chaves da cultura do povo judeu. “Segundo a tradição judaica, a função de terapeuta era desenvolvida pelos profetas e sacerdotes do antigo Israel. Esses homens tinham o dever de cuidar tanto da alma quanto do corpo de seus compatriotas. A cura é um ato divino. O terapeuta ou médico, um auxiliar de Deus” (Dr. Manfred Krusche, Revista Vida e Saúde/Fevereiro de 1997).

“Filon, filósofo judeu de Alexandria, foi o primeiro a referir-se aos terapeutas, considerando-os como integrantes de uma seita judaica. Eusébio, São Jerônimo e outros Pais da Igreja pensavam que os terapeutas eram cristãos. Eles formavam um traço de união entre o judaísmo e o cristianismo" (O 'Evangelho Segundo o Espiritismo, pág. 27).

"A terapia holística era, outrora, confiada apenas aos sacerdotes e aos profetas de Israel, o que é ratificado pela existência de um grupo de judeus pré-cristãos que chamavam a si mesmos de “Terapeuta", cuja fama se devia ao fato de praticarem uma arte harmonizadora mais eficaz que a de uso geral, incluindo corpo, alma e espírito. Eles eram instruídos pela Natureza e pelas leis sagradas instituídas pelo Deus vivo" (On the Contemplative Life...).

O paradigma holístico era, na antiguidade, absoluto não somente entre o povo judeu, como também em todas as sociedades primordiais sob outros nomes, a exemplo da Medicina, que surgiu no Egito por volta de 2900 antes de Cristo. “Em resposta à doença, a pseudo-ciência médica foi desenvolvida no Egito e também na Mesopotâmia. Alguns dos tratamentos incluíam feitiçaria, bruxaria, astrologia, exorcismo, adivinhação por agouros e encantamentos” (Revista Teológica do IAENE, pág. 74 e 75, julho/dezembro/1999). A Medicina deu os primeiros passos rumo à ciência moderna em 2650 a.C., quando foi organizada pelo sacerdote pagão-egípcio, Imhotep. A Medicina só se consolidou como ciência médica por volta de 200 depois de Cristo, depois que teria sido desenvolvida em Pérgamo, cidade da Ásia Menor, tendo como organizador Galeno, médico particular do imperador romano, Marco Aurélio.

Como em uma aspiral ascendente, a humanidade vem revistando certos temas de épocas passadas, renomeando ao que já existia, emprestando-lhe novas roupagens e enquadrando-os aos “novos tempos”. Temos como exemplo a Terapia Holística que foi transmitida por Deus a Adão e Eva, durante a criação do mundo, para que o casal edênico pudesse desfrutar de verdadeira felicidade, ótima saúde e comunhão com o Criador do universo, além de harmonia com a Natureza. Visando prevenir enfermidades, evitar o enfraquecimento do corpo e garantir a longevidade, a ordem divina dada a Adão e Eva é que fizessem uso das ervas medicinais e adotassem um regime frugal e à base de grãos e vegetais (Gênesis 1: 29). Mesmo depois da expulsão do Paraíso, o casal edênico foi recomendado pelo Criador para continuar fazendo uso das ervas, envolvendo os vegetais em geral, acrescentando à dieta raízes, sementes, talos, folhas e hortaliças. Foi requerido também o exercício físico (Gênesis 3: 18 e 19). Pelo fato de atender as recomendações transmitidas pelo Criador do universo, vivendo os princípios da Terapia Holística, cuidando do corpo como um todo, Adão viveu, segundo a Bíblia, 930 anos (Gênesis 5: 5).

Por que holístico e servidor de Deus?

- A palavra “holística” vem, também, do grego "holos", que significa “um todo” ou “por inteiro”, o mesmo que “integralista’ ou “completo”. Os adventistas preferem usar os termos “integralidade” ou “saúde total”. A versão antiga mais complete do fenômeno holístico vem do povo hebreu, que recebeu instruções divinas para manter a saúde global. O ser humano deve ser visto (não como dicotomia, ou algo separado, mas) como existindo em três dimensões: física, mental e espiritual. Harmonizar o tratamento com a Revelação de Deus; isto é Medicina Holística no mais elevado sentido” (Dr. Manfred Krusche, Revista Vida e Saúde, Fevereiro de 1997).

Diz-se ser o terapeuta um "servidor de Deus", ou "aquele que está a serviço de Deus", porque o terapeuta indica o uso de agentes curativos extraídos da Natureza que é tida como a Farmácia de Deus. Como o terapeuta recomenda os remédios naturais, oriundos da Farmácia de Deus, por isso é reconhecido como “servidor de Deus”. Dentre os agentes curativos da mãe-Natureza destacamos as saladas cruas (vegetarianismo), sucos naturais (sucoterapia), ervas medicinais (fitoterapia), uso racional da água (hidroterapia), luz solar (helioterapia), ar puro (aeroterapia), alimento sem carnes (dieta vegetariana), além de compressas quentes e frias, e cataplasmas de argila (argiloterapia ou geoterapia).

A função do terapeuta ou reformador da saúde é apresentar ao povo os princípios da reforma
pró-saúde e alertá-los quanto aos efeitos do pecado da intemperança, levando-os a
renunciar o apetite pervertido e, desta forma, prevenir a doença e reconquistar a saúde física,
mental e espiritual. Os que desenvolvem as terapias naturais são conhecidos como "terapeuta holístico", porque eles tratam o ser humano por inteiro, como um todo.
“Sem mudança de hábito alimentar não há cura de doença”, assegura Ellen White.
Isto é o que está por traz da iridologia e das terapias holísticas.

As pessoas que não querem mudar seu estilo de vida no comer, no beber, no pensar e no agir serão doentes crônicos e dependentes químicos até ao dia da morte, e nunca se libertarão das drogas, indo de mal a pior.

Tratar o homem como um todo

“Vivemos numa época em que a ciência médica age principalmente em função de um conceito chamado “dicotomia” – algo separado ou dividido. O que é dividido no conceito da ciência médica? – O corpo humano. É por isso que existem as centenas de especialidades médicas. O médico ou terapeuta que lida com doentes e não conhece o relacionamento – corpo e mente – estará em grande desvantagem” – Dr. Sang Lee, Liberte-se, pág. 23 e 24.

O começo da cura de qualquer enfermidade está na mente do doente. Ele deve saber porque adoeceu e o que fazer para restaurar a saúde e a vida. A recuperação do doente depende de um novo estilo de vida apoiado em cinco fatores de cura: emoções positivas, risos, dieta natural sem carnes, exercício físico e firme confiança no poder curativo de Deus, componente da cosmovisão teísta. Enfim, o terapeuta holístico tem o dever de dizer ao doente: COM A AJUDA DE DEUS VOCÊ VAI FICAR CURADO; PENSE POSITIVAMENTE; VOCÊ VAI SARAR! E recomenda ainda: BUSQUE FORÇA EM DEUS E CONTROLE SEUS PENSAMENTOS E EMOÇÕES! Deus está desejoso de curar o doente, mas este só conseguirá a cura se confiar inteiramente em Seu poder curador. Pesquisas desenvolvidas pela Associação Médica Americana constataram isso!

A oração é um tipo de psicoterapia que faz sentir melhor tanto o terapeuta quanto o doente. É-nos impossível mudar o estado doentio do corpo, pois somente Deus é a fonte de cura. Como Seus cooperadores, nós, terapeutas holísticos, podemos, através da oração intercessória, abrir o coração a Deus que nos ouve e atua na cura do doente realizando verdadeiros milagres por nosso intermédio. Até o próprio Jesus, quando esteve nesta Terra, pedia auxilio de Deus, mediante oração intercessória, para efetuar curas. Como não somos curandeiros, dependemos de Deus para restaurar o doente à saúde e à vida, e isto só é-nos possível mediante oração pelo doente e pelo trabalho que realizamos como terapeutas do corpo e da alma.

Atendendo recomendação de Hipócrates – Pai da Medicina, a Associação Médica Americana, criou nos Estados Unidos, no início da década de 1980, um setor de oração. Depois de desenvolver 200 estudos científicos sobre a oração e a cura, a entidade implantou essa especialidade em cerca de 80 escolas de Medicina, que atualmente oferecem cursos sobre a oração, espiritualidade e cura.
_________________
* Wilson Dias, presidente da Associação Baiana de Medicina Natural e Preventiva (ABMNP)