O que é medicina preventiva?

Esta categoria está em branco.

por Wilson Dias

O aforismo popular de que “é melhor prevenir do que remediar”, é uma verdade inconteste e presente em todas as medicinas. No entanto, ao sairmos da generalidade do dito popular e examinarmos o que significa prevenir, ou melhor ainda, qual a estratégia de prevenção, veremos profundas diferenças entre as várias perspectivas médicas.

 

A Medicina oficial construiu o modelo do check up, que, de um modo sintético, é a busca na profundidade do organismo de uma lesão no seu inicio. Para tal, utiliza-se intensivamente os métodos de imagens (RX, ultra-sonografias, tomografias, ressonância magnética, etc.), para surpreender as neoplasias, e os métodos gráficos, na análise cardiológica. O exame clínico tradicional tem ficado em razoável desuso. Agora, quem comanda a profissão médica são as máquinas.

 

Independente da estratégia usada para surpreender a lesão, o fato é que a Medicina oficial tem também o seu modelo preventivo baseado no aparecimento da lesão tecidual. Este é o ponto de crítica levantado pelas medicinas funcionais. Elas dizem que a fase da lesão já constitui uma fase avançada do adoecimento que, antes disso, houve um longo período de desequilíbrio funcional que deveria ser diagnosticado e tratado com chances maiores de sucessos. Ou seja, o tempo que se emprega para fazer o check up estaria bastante defasado.

Na verdade, estudos epidemiológicos não conseguiram ainda provar a eficácia preventiva do check up tal como hoje é praticado (uso intensivo de exames complementares). Este modelo de é uma invenção dos EUA, que tem lá as suas razões econômico-culturais para tal, mas vários paises não os acompanham neste aspecto. O sistema médico da Inglaterra, por exemplo, tem grande resistência ao check up, e tem outra abordagem de ação preventiva.

Ao centrar a ação preventiva no processo do check up, a Medicina oficial tende a ocultar e, conseqüentemente, manipular questões fundamentais levantadas pela verdadeira Medicina Preventiva, como são as ligadas ao estilo de vida da tradição hipocrática da dieta, que foi resgatada pela igreja adventista através da sua profetisa, no século 18. Neste livro vamos tratar individualmente de vários aspectos envolvidos no que chamamos de estilo de vida, como os hábitos higieno-dietéticos, vícios, erros alimentares etc. Neste livro chamamos a atenção de que existem outras formas de abordar o processo de prevenção das doenças e enfermidades.

A Medicina Preventiva é a mesma Medicina Alternativa, que é chamada também de Medicina Funcional, cujo nome já diz: valoriza a diagnose das alterações funcionais do organismo, ou seja, da fase pré-lesional. A Medicina Alternativa ou Preventiva realiza um check up funcional, utilizando o conjunto de conhecimentos hoje disponíveis para tais diagnósticos: como a análise da íris do olho, que se conhece como iridologia ou irisdiagnose, a pesquisa de geopatia, o exame pelo toque digital no pulso e sobre os pontos de reflexos dos pés, a observação das unhas, da pele e da língua, além da anamnese e exame clínico orientado para a diagnose funcional.

Como é feita a diagnose - Por outro lado, a Medicina Funcional ou Preventiva não adota uma atitude passiva de se esperar o aparecimento da lesão. A partir da avaliação individual se traça uma ação ativa de suporte e regeneração, envolvendo uma série de terapêuticas preventivas como as desintoxicações, a terapia dos focos, a regeneração orgânica, a terapia embriônica e celular, etc.

Nós, terapeutas de saúde, temos que ter a noção de que o processo da vida coexiste com o da morte, como diz a Palavra de Deus: “tem que morrer para poder nascer para a vida eterna”; e temos consciência de que o processo de envelhecimento começa no momento em que nascemos. Durante o nosso ciclo de vida vamos esgotando as nossas reservas. Mas, por outro lado, sabemos do maravilhoso potencial regenerador disponível em cada organismo, que sempre se manifesta quando damos oportunidade ao Criador operar em nossa vida através da Natureza.

Portanto, a verdadeira prevenção deveria estar baseada na preservação das nossas reservas vitais e espirituais na pronta ação terapêutica preventiva no início do desarranjo funcional. Digo espiritual porque a enfermidade tem muito a ver com o nosso afastamento das leis de saúde, da vida, da higiene e da Natureza, as quais têm Deus como autor. As medicinas Preventiva e Alternativa foram projetadas por Deus, em benefício do homem.

 

Para se chegar à conclusão de que Deus é autor da Medicina Alternativa ou não-oficial, basta ler Gênesis 1: 29; 3: 18; Êxodo 15: 26; II Reis 5; II Reis 20; II Crônicas 16: 12 e 13; Salmo 104: 14; Isaias 38; Jeremias 30: 17; 46: 11; Ezequiel 4: 14; 47: 12; Daniel 1; Marcos 7: 32-35; 8: 23; João 9: 7; Romanos 14: 21; I Coríntios 11: 29 e 30; Tiago 5: 14 e 15; e Apocalipse 22: 2.

 

Conceitos sobre Medicina - Segundo o conceito médico, “Medicina é o conjunto de atividades e técnicas que têm por fim a prevenção, a cura e o alívio dos sintomas das enfermidades”.

 

A Medicina é classificada em várias modalidades, como científicas:Alopática ou Convencional, Homeopática e Veterinária; alternativas:Tradicional Chinesa, Energética, Tradicional Popular e Holística;preventivas: Iridologia e Trofoterapia; e curativa: Medicina Natural.

 

A palavra preventiva vem de prevenção ou prevenir, preparar, antecipar-se, acautelar-se, precaver-se etc. Portanto, Medicina Preventiva é um dos ramos da Medicina Natural que tem por objetivo a prevenção da doença antes que a enfermidade aconteça, começando pela “trofoterapia” (reforma alimentar). A obra do reformador de saúde é de orientação e reforma, tendo como finalidade melhorar a qualidade de vida das pessoas, bem como prevenir as doenças, e em caso de enfermidade, aliviar a humanidade sofredora, conduzindo o doente a Cristo, o único que pode realmente curar não somente o corpo, mas também a alma e o espírito. Isto é o que está por trás da Iridologia.

 

Enquanto o médico luta para aliviar os sintomas das doenças, visando adiar a morte do doente, o terapeuta holístico em iridologia trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esta é a filosofia da Medicina Preventiva e Holística que, segundo Dr. Silas, foi praticada e ensinada por Jesus.