TRATAMENTOS

Esta categoria está em branco.

Hidroterapia:

Uso adequado da água

            Após a prática diária do exercício físico e respiratório, nas primeiras horas do dia, além da massagem úmida a todo corpo, deve-se tomar um banho frio de chuveiro ou de imersão. Logo em seguida, tomar goles de água morna meia hora antes do desjejum diariamente. Tomar seis a oito copos de água por dia, sendo, um copo (água morna) antes de comer, e outro (água fria) duas horas depois das refeições. Nunca beber água durante as refeições, pois diminui a secreção das glândulas salivares, causando danos ao estômago.

Todas as doenças podem ser combatidas com o uso da água mediante compressas frias e quentes, banhos de assento frios, banhos de tronco etc. (Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 419 e 420. Mensagens Escolhidas, Vol. II, pág. 456).  Segundo a Bíblia, Jesus cuspiu no chão, fez lama com a saliva e aplicou nos olhos de um cego de nascença, e logo após mandou que este lavasse os olhos - um sinal muito claro para usarmos a argila e a água como remédios João 9:6 e 7. Eis-os os banhos vitais:

 

A - BANHO FRIO DE ASSENTO - Acompanhado de fricção no ventre com o uso de uma bacia e um pano ou toalha pequena. Este banho tonifica os nervos, a medula espinhal e o cérebro, além promover a força vital do corpo inteiro.Este banho deve durar de 10 a 15 minutos, antes das refeições.

 

 

 

 

B - BANHO GENITAL - Com duração de 30 a 40 minutos, antes das refeições e antes de dormir, e uso de uma bacia de água fria e um pano ou toalha pequena para fricção do ventre. Este banho combate a febre interna, dores de cabeça, enxaquecas, insônia, doenças renais e digestivas, além de intoxicações.

 

 

C – Banho de vapor Podendo ser aplicado durante meia hora, 2 vezes/semana. Este banho é indicado para combater afecções da garganta, dores de ouvido, nos olhos e nas costas. Senta-se numa cadeira com o assento perfurado, tendo uma vasilha de água salgada ou chá quente, de eucalipto ou hortelã, cobrindo-se  com um encerado de pés a cabeça. Após o banho de vapor refrescar o corpo imediatamente com uma ducha fria rápida, ou com uma toalha fria-úmida até sentir sensação de frio.

 

 

D - BANHO QUENTE DOS PÉS - Também conhecido como "escalda-pés". Este banho combate gripes, resfriados, dores de cabeça, cólicas menstruais, torcicolos, amigdalite, reumatismo, câimbras nas pernas e má-circulação. Com os pés mergulhados em água quente, a cabeça e a fronte devem ser envolvidas com uma toalha úmida-fria, e todo o corpo envolvido com um cobertor. O tratamento deve durar de 20 a 30 minutos. Começar com a temperatura da água igual a do corpo, elevando-se gradativamente até atingir a máxima tolerável.

 

Banho frio de toalha

            No seu livro Conselhos Sobre Saúde, páginas 58 e 103, a senhora White recomenda fazer fricção em todo o corpo com uma esponja molhada em água fria, ao despertar e antes dos banhos diários em caso de febres e nos distúrbios de circulação. Para o médico Hipócrates, este banho frio de toalha cura cerca de 40 tipos de enfermidades, destacando dentre elas o reumatismo no sangue, a AIDS, o diabetes, o câncer, dores de cabeça, dores em todo o corpo, gripes, resfriados etc.

 

Como proceder

1.    Molhar uma esponja ou uma toalha de rosto em água fria, apertar um pouco para não escorrer durante a fricção

2.    Esfregar a toalha em todo o corpo, levemente, mudando sempre as dobras, começando pelo pulso do braço direito, subindo até o ombro

3.    Continua esfregando, descendo desde o ombro direito, pelo peito até o pé direito, sempre mudando as dobras da toalha.

4.    Faz o mesmo no lado esquerdo.

5.    Retomar a fricção da garganta até o púbis, pela linha mediana do corpo.

6.    Continuar a fricção, da virilha, descendo pela coxa interna da perna direita até o mocotó interno.

7.    Fazer o mesmo com a perna esquerda.

8.    Prosseguir com a fricção nas costas, começando pelo ombro direito, descendo até o calcanhar do pé direito.

9.    Fazer o mesmo no lado esquerdo.

10.  Retomar a fricção desde a nuca até a região do cóccix.

11.  Reiniciar a fricção na axila do lado direito do corpo, descendo até  o mocotó externo.

12.  Fazer o mesmo no lado esquerdo. E pronto. Está feito o tratamento.

 

Obs: Em caso de febres e doenças degenerativas, fazer essa fricção de hora em hora, durante 20 dias ininterruptos. Molha-se a toalha uma única vez, e muda-se as dobras entre as juntas.

__________________