TERAPIAS HOLÍSTICAS

Esta categoria está em branco.

Normas Técnicas e Princípios Fundamentais das Terapias Holísticas

Em geral, o terapeuta holístico procede ao estudo e à análise do cliente, realizando sob o paradigma holístico a avaliação da saúde pela abordagem da íris do olho (iridologia); pelo exame dos pontos reflexos encontrados nos pés e resto do corpo (reflexologia); e pela observação de sinais e traços fisionômicos do indivíduo (fisiognomonia), além de uma anamnese, levando em consideração os aspectos físico e sócio-somato-psíquicos. O terapeuta holístico não deve portar diploma de médico, mas deve ser possuidor de uma somatória de conhecimentos das mais diversas técnicas, visto que, cada caso deve ser estudado isoladamente e considerado único. Diante disso, esse profissional de saúde integral deve dispor dos mais variados métodos de terapias, para possibilitar a opção por aqueles com os quais o cliente tenha maior afinidade.

O papel do terapeuta holístico é promover a otimização da qualidade de vida, estabelecendo um processo interativo com seu cliente, transmutando a desarmonia em auto-conhecimento das leis naturais e a mudanças do seu estilo de vida no comer, no beber, no vestir, no pensar e no agir, tendo como único alvo o bem-estar do indivíduo, da coletividade e do meio-ambiente. Em lugar de drogas ele recomenda alimentos, e ensina o povo como comer para ter saúde e prevenir enfermidades não somente físicas, mas também mentais e espirituais sem conotação religiosa. Ele não diagnostica doenças; avalia os desequilíbrios orgânicos e energéticos com suas predisposições e possíveis conseqüências, além de promover o auto-equilíbrio pela aplicação de métodos de terapias harmonizantes e equilibrantes não-agressivas ao organismo humano.

Além de promover o bem-estar do indivíduo, da coletividade e do meio-ambiente, o terapeuta holístico é um estudioso das ciências naturais. Para isso ele deve manter constante desenvolvimento pessoal, científico, técnico, ético e filosófico, através de supervisão, práticas terapêuticas, participação de seminários e de cursos similares de reciclagem. O trabalho do terapeuta não invade a área médica, pois ele usa métodos naturais e brandos, buscando somente catalisar o auto-equilíbrio da pessoa atendida, despertando em seu organismo os meios de defesa e os recursos naturais de restauração pelo equilíbrio da energia vital que circula no corpo.