Doença um Mal Necessário

Esta categoria está em branco.

DOENÇA, UM MAL NECESSÁRIO

Por: Wilson Dias*

 

Não entenderíamos o que é o BEM, se não existisse o MAL; nem saberíamos o que é o AMOR, se não existisse o ÓDIO. Não saberíamos o que é TRANSGRESSÃO, se não existissem as LEIS. Assim é com a doença! O ser humano só tem capacidade de discernir entre o bem-estar e o mal-estar quando experimenta os efeitos da doença que ele plantou em seu organismo durante toda sua existência. Somente sofrendo com uma enfermidade é que o homem vai entender a importância da saúde. Às vezes precisamos adoecer para sentirmos a necessidade de mudar o nosso estilo de vida no comer e no beber. Diante disso, a doença é um mal necessário!

 

O Criador não formou o homem para ser doente, nem para experimentar a morte. Entretanto, esses males existem entre nós. Ser doente é pecado, pois a doença é geralmente o resultado da transgressão das leis da saúde e da vida. “Doença, sofrimento e morte são obra de um poder antagônico. Satanás é o destruidor; Deus, o restaurador”, diz Ellen White, no seu livro Conselhos Sobre Saúde, pág. 168.

 

O Médico Divino opera dia a dia, hora a hora, momento a momento, através da Natureza, por intermédio dos agentes naturais, para conservar os seres humanos com vida e com saúde. Sob orientação do terapeuta holístico ou do médico naturopata, a Natureza põe-se em operação para restaurar a saúde daqueles que adotam uma reforma alimentar e vivem conforme a vontade do Arquiteto do universo.

 

O terapeuta holístico e o médico naturopata não trabalham visando curar doenças. Eles têm como alvo a restauração do doente sem agredir o seu organismo, utilizando métodos simples, harmonizantes e equilibrantes. Enfim, o médico homeopata ou naturista e o terapeuta holístico trabalham em sociedade com o Grande Terapeuta da Saúde Holística. Eles se encarregam de instruir o povo na questão do comer, do beber e do agir; e Deus se encarrega da cura. Quando alguém se restabelece de uma enfermidade que foi tratada pelo uso de agentes naturais, é Deus que o restaura, observa Ellen White.

 

As terapias naturais da chamada Medicina Alternativa, segundo Ellen White, são bênçãos de Deus, providas para comunicar saúde ao corpo, à mente e à alma. São elas dadas aos sãos, para conservá-los com boa saúde, e aos doentes, para torná-los sãos. Associados ao tratamento pela água (hidroterapia), elas são mais eficazes no restabelecimento da saúde do que toda medicação de droga do mundo (Conselhos Sobre Saúde, pág. 169).

 

As pessoas adoecem e morrem por viverem contrários à Natureza. Antes de formar o homem, o Criador fez a Natureza com seus agentes curativos – água, ar, luz solar, argila, ervas medicinais etc. Afinal, a vida entra pelas narinas e se desenvolve nos pulmões; enquanto a saúde, o sofrimento e a morte entram pela boca e são forjadas nos intestinos, que são o ponto de apoio de toda enfermidade.

 

Quando alguém adoece, a Medicina científica põe a culpa nos germes e micróbios, e nunca admite que o estado de debilidade do indivíduo tenha relação com seus erros alimentares. O médico Jonathan Forman, em um de seus trabalhos científicos assim escreveu: “A verdadeira causa de mortes não tem nada a ver com as doenças infecciosas como é atribuído pela Medicina acadêmica, mas, sim, em consequência da má-nutrição ou subnutrição prolongada”.

 

A enfermidade representa um apelo da Natureza para mudarmos o nosso estilo de vida. Entretanto, quando as pessoas adoecem, ao invés de corrigir os seus hábitos errados no comer e no beber, vão à busca do médico que lhe enche de drogas até morrer (Ellen White, Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 19).

 

A saúde é obtida e preservada pelo uso racional dos agentes curativos oferecidos pelo Grande Terapeuta Holístico, através da Natureza. Inclui, também, a prática de exercício físico, toda manhã, ao despertar. Por falta de exercício físico e uso excessivo de gorduras de origem animal, o número de obesos e diabéticos está crescendo em nosso mundo de forma assustadora. Os que se acostumam a exercícios apropriados ao ar livre têm, geralmente, uma circulação boa e vigorosa. A pela, a circulação e a saúde daqueles que negligenciam a prática de exercício físico são fragilizadas e débeis. A verdadeira ciência trata o ser humano completo, por inteiro... Isto é Medicina Holística!

 

“A ciência médica oficial contemporânea perdeu de vista o panorama da totalidade do ser humano, passando a observar e, sobretudo, tratar somente as partes do individuo, como se cada parte do nosso organismo funcionasse independente das demais, ignorando as inter-relações intrínsecas que caracterizam todas as partes do corpo. As Escolas de Medicina da atualidade estão organizadas em departamentos exclusivos para órgãos ou sistemas. Encontramos atualmente não somente os especialistas em sistemas orgânicos, mas também especialista em órgãos humanos ou ainda em doenças especifica” - DR. FERNANDO HOISEL, médico baiano.

______________________

*Wilson Dias, Naturoterapeuta – CRT/SP 23.553; CRTH 522-05

– Presidente da Associação Baiana de Medicina Natural e Preventiva;

- Presidente da Associação dos Reformadores da Saúde Integral no Brasil;

- Delegado do Conselho dos Terapeutas do Estado da Bahia;

E-mail: wilson_terapeuta@hotmail.com